sábado, 5 de setembro de 2009

Já que anteriormente falamos sobre aparência e apresentação, agora vamos passar para comportamento - e de preferência em entrevista!

"Dicas para uma boa entrevista.

Tipos de entrevistas:

 Individuais - Maior liberdade para troca de informações, avaliação mais aprofundada sobre o
candidato.

 Em grupos - Testando o comportando e o nível de stress do candidato em grupo de trabalho.

 Encontros externos - Além dos assuntos discutidos permite uma avaliação do comportamento do candidato em reuniões externas muitas vezes acompanhadas de almoço, jantar ou café da manhã. Nestas entrevistas são feitas avaliações das normas de etiqueta e do comportamento com o fumo e a bebida alcóolica.

 Por telefone - Geralmente utilizada quando já existe o conhecimento pessoal do candidato e deseja-se confirmar informações sobre o mesmo.

Formas de entrevistas:

 Normalmente se utiliza a entrevista dirigida com base nas informações disponíveis no currículo ou por um guia de entrevista utilizado na empresa.

 O entrevistador poderá utilizar-se da opção na qual faz a apresentação de casos e problemas reais ou imaginários e o entrevistado apresenta sugestões para a solução.

 O entrevistador apresenta livremente assuntos abertos e diversos, colhendo a opinião e o nível de conhecimento do candidato sobre o assunto apresentado. Semelhante a uma conversa informal.

Aparência e comportamento nas entrevistas:

As entrevistas para avaliação são determinantes no processo de escolha e contribuem
decisivamente para o sucesso ou o insucesso do candidato.

 Pensamento positivo - Exercite a auto-confiança, acredite em você e em seus talentos (se você não acredita em você mesmo, quem mais vai acreditar); é quase impossível você vender um produto que você mesmo não compraria. Não tenha dúvidas, você terá que vender a sua imagem, o seu potencial, seus planos, seus valores e também seu interesse com o sucesso da organização, mostrando que se interessou em conhecer seus projetos e planos e que poderá contribuir para a conquista destes objetivos.

 Conheça seu currículo - Estude o seu currículo nos detalhes; sempre que for utilizar exemplos
procure justificá-los com números. Não faça elogios a sua pessoa, sempre coloque os méritos para
o seu grupo de trabalho, no plural; não fale sobre o que não conhece, nunca invente respostas, use a sinceridade para dizer que não conhece o assunto, seja transparente e utilize o bom senso.

 Procure conhecer a empresa - Na entrevista temos também a oportunidade de através de
perguntas bem colocadas, que não causem constrangimento e quebra de sigilo, aprofundar um
pouco o conhecimento sobre a organização e de avaliar se estamos realmente certos na escolha
daquele posto de trabalho.

 Preparado para surpresas - Esteja sempre preparado para surpresas, normalmente na entrevista se procura confirmar as informações contidas no currículo e o comportamento sobre os seguintes pontos: postura, forma de falar, motivação, característica da personalidade, pontualidade, ambiente familiar, aspirações pessoais e profissionais.

 Vestimenta adequada - A vestimenta deve ser adequada à situação e ao cargo ao qual se
candidata (não se vai a praia de paletó e gravata). Conheça os costumes da empresa, como
vestem-se as pessoas que ocupam cargos semelhantes, com estará vestido o entrevistador. A partir destas informações escolha: roupas, calçados e acessórios adequados.

 Algumas dicas para vestimenta - As roupas deverão estar limpas e passadas; cuidado com a
higiene corporal (cabelos cortados, barba e unhas feitas); não use um perfume muito ativo; evite
decotes cavados, saias curtas e transparência; não use maquiagem pesada; faça opção por cores
sóbrias; evite modelos demasiadamente esportivos ou extravagantes.

 Muita atenção - Tenha certeza do nome correto e do cargo do entrevistador; tenha em mãos uma cópia do currículo enviado; não use gíria ou termos chulos; evite falar mal ou fazer julgamento de caráter de ex-colegas ou chefes; não se exceda em assuntos que não dizem respeito a entrevista (futebol, filmes, corridas); desligue o celular; não fume e se perguntado, seja sincero sobre o seu comportamento com bebida ou fumo, ele é sempre muito perceptível."

Fonte: http://www.simonsen.br/dicas_entrevista.pdf

domingo, 30 de agosto de 2009

"Segundo especialistas, a abordagem em uma entrevista de empregos ou até mesmo em uma venda, é responsável por grande parte do sucesso dessa entrevista. É nos primeiros 30 segundos que o entrevistador ou o cliente “vai ou não com a sua cara”. Primeiro o cliente compra você, sua cara, sua imagem e a credibilidade que você transmite, depois ele compra seu produto ou serviço. No caso de uma entrevista o cliente é o entrevistador e o produto é você.

Boa postura
- Nada de entrar para uma entrevista de cabeça baixa, mãos dentro dos bolsos e coluna arqueada para frente. O profissional precisa transmitir confiança, energia e seriedade e a melhor maneira para isso é manter-se relaxado e com uma boa postura.

Aperto de mão - Um bom aperto de mão é fundamental em qualquer entrevista, mas isso não quer dizer: - Esmague a mão de seu cliente! Principalmente se ele for uma mulher, o aperto de mão deve ser suave. Homens já costumam apertar as mãos com mais força, a dica é deixar seu interlocutor aplicar a força e aí você o acompanha na mesma medida.

Olho no olho
- Os olhos falam mais do que você imagina. Sempre mantenha o olhar fixo no seu interlocutor, desde a entrada na sala e durante toda a conversa. Na hora do aperto de mão o olho no olho é obrigatório.

Tom de voz
- Controle seu tom de voz de acordo com o seu interlocutor. Se ele fala baixo, fale baixo também, o mesmo vale para o caso dele falar alto. Um ponto importante é a velocidade da fala. Fale pausadamente para que o que você fala saia de forma clara. Cuidado para na hora do nervosismo não sair atropelando tudo que fala.

Atitute
- Sorriso nos lábios, um bom aperto de mão e uma saudação educada e calorosa (mas sem intimidades) são fundamentais. Como vai você? A crise como vai? Ou: O dia esta ruim né? Não fazem parte do discurso de um profissional de sucesso. Experimente saudações do tipo: Olá, é um prazer lhe conhecer (lhe rever)!

Unhas
- As unhas devem estar sempre bem cortadas e feitas. Se você roe unha, saiba que é um péssimo habito e as pessoas reparam nisso. Faça o possível para parar. Para mulheres, cuidado com a cor do esmalte. Em entrevistas dê preferência a cores claras, mais neutras e deixe o vermelho pra sair à noite com as amigas.

Maquiagem
- Cuidado também com a maquiagem que deve ser sempre muito discreta.

Perfume - O mesmo bom senso das unhas vermelhas vale para o perfume. Prefira fragrâncias bem leves e discretas para evitar o desconforto de impregnar o ambiente com um perfume que ninguém gosta.

Cabelos - Os cabelos devem estar sempre bem cortados e penteados. Uma dica importante para os homens é o Gel. Além de ter saído de moda, ele engordura o couro cabeludo e ocasiona a caspa, por isso muito cuidado ao utilizar este produto, aliás, essa é uma dica importante: Cuidado com a caspa que deve ser tratada com o auxílio de um dermatologista.

Barba
- A barba deve estar sempre bem feita. Além disso, atenção com os pêlos do nariz e orelhas que devem estar sempre aparados.

Acessórios
- A escolha certa dos acessórios é fundamental. Relógio, pulseira, cordão e outros acessórios devem estar combinando com a roupa ou no mínimo serem de bom gosto. Um interlocutor evangélico pode não gostar de um cordão com uma medalha de São Jorge assim como um umbandista pode não gostar de um broche escrito: - Só Jesus salva! Cuidado também com pastas e bolsas para não apresentarem rasgos, furos ou outros defeitos que possam transmitir relaxamento.

Boas Roupas
- Deixei esse assunto por último, pois é o mais importante. A roupa constitui 99% da opinião que fazem de um homem ou mulher, por isso, cuidado na escolha.

Para mulheres – Não use decote, saias muito curtas ou transparências - prefira cores neutras e tons pastéis.

Para Homens
– Camisas brancas e azuis são o ideal assim como ternos azuis e pretos; sapatos sempre bem engraxados e nada de gravatas do Piu-piu nem do “Papai Noel tarado”.

Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, pense nisso!
"




Por Leonardo Cabral  - Fonte: http://outrolado.com.br

"Boas roupas, barba bem feita, tom de voz e cabelos bem cortados são alguns dos requisitos básicos para se ter sucesso em uma entrevista de vendas ou de trabalho, mas que muita gente ignora."