quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ética: aposte nela, porque sempre vale a pena!!

É incrível como nos dias de hoje este assunto (embora sempre em pauta) pareça estar longe do cotidiano da maior parte das pessoas... Ou será que está longe apenas das que tem maior projeção social?
Falta ética nos participantes dos realitie shows (mas será que não é esta a intenção?), falta ética na política, em nosso ambiente de trabalho, entre nossas relações pessoais... Mas afinal, ninguém vai contra? É claro que sim! E pasmem, quem o faz, é tido como louco, estressado, anti-social...
Hoje em dia, não compactuar com as safadezas o torna alguém a margem da sociedade, transformando-o num ser altamente discriminado; quase um pária.
O exemplo a ser dado aos mais jovens foi deixado de lado quando professores passam a transmitir falsos valores como "não há nada na vida que não tenha seu preço, afinal, dinheiro na mão..." Fala baixa, vulgar, absurda...
Quando novamente estes educadores se aproveitam até de forma sexual de seus alunos, então vejo que na situação de educadora que sou, não há mais nada a fazer, a não ser desistir da vocação, já que há tantos para corrompê-la ou mesmo fechando os olhos para as denúncias que se fazem presentes todos os dias.
O prazer de educar e transmitir valores verdadeiros parece ir contra o princípio da bagunça, da descontração e do descomprometimento. E é desta maneira que presenciamos dia a dia a queda da qualidade do ensino em nossa sociedade; alunos que não respeitam seus professores, professores que não o sabem sê-lo e diretoria e pais fechando seus olhos e fazendo de conta que tudo está acontecendo como deveria ser (assim como foi publicado na Veja há um ano atrás).
Há algum tempo, promovi uma reunião de pais, na qual li um texto e fiz uma breve reflexão sobre a questão da ética e da moral. Falei que o importante era fazer o bem sem ver a quem, afinal, tudo que fazemos nesta vida, volta de uma forma ou outra para nós mesmos. Fiquei aturdida quando uma mãe se manifestou questionando veementemente se isto era verdade! E mais, se valeria a pena mesmo?
Sendo verdade ou não, o fato é que fazer bem aos outros não nos faz mal; muito pelo contrário...
Embora ainda haja quem vida querendo criar intrigas, puxando o saco de seus superiores ou tentando puxar o tapete de seus colegas de trabalho, confiando que desta forma galgarão degraus cada vez mais altos na escadaria do sucesso.
Fraqueza de caráter e de valores, afinal o dinheiro é vão e temporário, porque no final o que perdura mesmo são os exemplos e não as piadas sem graça, fora de hora e sem fundamento.
Quando fazemos aquilo que realmente amamos, nos tornamos ricos (de espírito e financeiramente), já que uma coisa é consequência da outra, agora quando nos leiloamos em cada esquina em busca de míseros centavos e reconhecimento, o resultado é o contínuo fracasso mascarado pela aura de melhor funcionário do mês (aquele que não mede esforços para agradar, se deixando humilhar, bajulando a quem puder e convier e engolindo sapos junto de suas sucessivas tentativas frustradas e a inveja perante a constatação do sucesso daqueles que batalharam e jamais deixaram que estabelecessem um preço em relação a sua pessoa ou ao seu caráter).
Retidão de caráter, convicção, integridade, moral e ética: é isso que falta em nosso país! Então, faça você desde já a diferença, para que um dia, o panorama mude e possamos dizer que a malandragem não é mais o que impera e sim o franco esforço!
Sucesso a todos nesta árdua empreitada! =)
Tatiana Minkevicius Migliorança - alguém que acredita que sucesso é consequência de puro esforço e caráter!

2 comentários:

  1. ÉTICA NÃO PASSA DE UMA FERRAMENTE ILUSTRATIVA DA SOCIEDADE PARA A ALIENAÇÃO...
    PLENO FRUTO DAS AMBIÇÕES HUMANAS, É TÃO INCERTA QUE É RELATIVA A CADA NAÇÃO OU SOCIEDADE!
    AFINAL O QUE É ÉTICA ????

    ResponderExcluir
  2. Pois é... quando alguém se pergunta do que se trata o tema, aí é que corremos sérios riscos de nos perder por completo em meio a um mar de safadezas, abusos e contravenções...

    ResponderExcluir